A unidade móvel (carreta) do Programa Viva Mulher oportunizou o acesso de muitas mulheres à justiça, à documentação, ao conhecimento dos direitos da mulher, às discussões sobre violência de gênero e a diversas palestras.
Uma de suas itinerâncias aconteceu, em outubro, na zona rural de São Luís. E entre as beneficiadas, a Secretaria de Estado da Mulher (Semu) destaca Valdenira de Sena Silva, que participou da palestra sobre Empreendedorismo e Microcrédito Produtivo e Orientado, promovida pela Semu, em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres) e a Caixa Econômica – Programa Crescer.
Valdenira produz artesanatos para complementar sua renda mensal e, após a palestra realizada na carreta Viva Mulher, verificou a oportunidade de melhorar seu negócio, acessou o microcrédito da Caixa e comprou material para ampliar suas confecções.
Hoje, ela tem o sonho de montar seu próprio ateliê, fazendo do artesanato sua principal fonte de renda. “Estou muito feliz, pois através da Secretaria do Estado da Mulher, eu obtive informações sobre o acesso ao microcrédito da Caixa, eu ampliei meu negócio, ficando muito melhor agora”, afirma a artesã.
